segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pai

O sol brilhava e espelhava-se nos cabelos loiros do rapaz, como ternas fitas douradas. Através dos olhos cansados pela vida e pela experiencia, o pai do rapaz observa o seu filho a desafiar o infinito azul do céu. Calmamente como a vida lhe ensinou, aproximou-se do pequeno, abraçou-o, encarou-o olhos nos olhos e disse: "Um dia tu vais crescer, vais-te tornar num homem, vais poder definir as tuas leis e os teus principios. Serás um como muitos, mas será que é isso que realemente queres?! Será que ficas contente com uma vida igual á de tantos?! Poderás ser quem tu quiseres, até um herói!!" Nos olhos do rapaz desencadeia-se um brilho esplendoroso, o um sorriso timido mas esparançado esboça-se na cara do rapaz. A contar com esta reacção, o pai nao exibe uma ponta de felicidade e apenas responde "Nunca te esqueças, um herói não é uma pessoa que consegue atingir feitos com poderes que outros nao têm, um herói meu filho...um herói é aquele que com as mesmas capacidades de todos consegue libertar-se dos seus demónios, dos seus medos, dos seus fantasmas, e sem esperar nada em troca ajuda todos os derrotados, todos aqueles quebrados pelas teias da vida, todos os fracos que já não conseguem inventar uma descupla para viver...É nesse momento que tu deves aparecer com esse sorriso que me mostras, com esses olhos com que me fitas, e estender a mão e usar toda a força que tens para puxar essa pessoa para cima, ser a última esperança desses homens que já em nada acreditam, nem na esperança. E sobretudo não te deixes nunca corromper por aqueles que se submetem a uma vida fácil e que te dizem não vale apena ajudar um se nao podes ajudar todos...um homem pode fazer a diferença...Tu podes fazer a diferença". O sorriso do menino desaparece á medida que o seu pai fala, e subitamente tudo o que lhe é dito é finalmente compreendido.
Uns anos mais tarde, após o caixão finalmente pousar no sitio que lhe é destinado, o timido rapaz que em tempos desafiava o azul do céu pode dizer, no meio de lágrimas: "Obrigado pai, obrigado por me teres ensinado a ser um homem, obrigado porque antes de eu fazer a diferença, tu fizeste a diferença para mim!!". Vira as costas e parte. Por debaixo da terra está alguem que fez a diferença, por cima está alguem que faz a diferença...
Essa é a essencia que eu acredito, é a mensagem que eu quero passar, e sobretudo...é aquilo em que eu acredito e luto!!

Sem comentários: