quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pressão Académica

Este é um problema que eu acho que está muito subvalorizado, principalmente por pessoas que já completaram a Faculdade ou que já entraram no mercado laboral, e tenho partilhado ideias recentemente com alguns amigos meus, de maneira que resolvi vir colocar um post sobre isso. Já repararam na pressão psicológica que é colocada aos alunos de uma faculdade? Desde familiares, a amigos, a professores, onde quer que um aluno vá tem sempre essa pressão por parte de toda a gente. Sempre que nos encontramos com amigos na faculdade, mais cedo ou mais tarde a conversa vai descambar para o número de disciplinas feitas por cada um e consequentemente, aquele que fez menos disciplinas acaba por se sentir deslocado. Já em casa com os familiares é a mesma coisa visto que a primeira pergunta que nos fazem quando chegamos a casa é "Então como vai a faculdade?!Passas a quantas este semestre?!". Quanto a outras pessoas não sei mas para mim é algo bastante perturbador, principalmente numa altura de exames como a actual. Eu acho que se deve alertar essas pessoas em relação a este problema porque ir para um exame e ficar a pensar "Tenho de passar a esta disciplina senão os meus pais isto, os meus amigos aquilo, e fico atrasado nos semestres" e mais não sei que, não é de todo o melhor que nos podia acontecer. Parece que quando entramos na faculdade perdemos a nossa identidade e passamos a ser um numero de aluno com x disciplinas. Eu acho terrível que isso aconteça e acho que nada deveria mudar. Deviamos ser "tratados" como sempre fomos e não ter uma carga de responsabilidade exagerada acumulada como temos. Eu sei que é importante obter um curso, e sei que nunca é facil obter um curso, mas se já é difícil lidar com isso, quanto mais ter que ouvir todas as pessoas á minha volta a alertar-me para esse assunto. Apesar de tudo continuamos a ser pessoas com sonhos, aspirações, identidades e personalidades. Não nos tornem em mais uma "máquina" laboral cujo único objectivo é acabar o curso e ir trabalhar, porque no meu caso o meu objectivo é unicamente.......ser feliz!

1 comentário:

Peter Pan de Monium disse...

Lamento, mas desta vez discordo da tua ideia. A pressão nao é exagerada... a questao é que ainda nao aprendeste a lidar com ela. aliás, a ignorá-la. Senao que te acontecerá quando fores pai? é que quando fores pai, nao será a concretizaçao de cadeiras que estará em jogo. mas sim uma vida! e nada te prepará para isso. ao passo que para esta pressão já foste preparado, pelo menos, durante 12 anos. E no trabalho, a pressao será maior.

faz as que tens que fazer, assume as culpas que tiveres por nao fazeres as que ficam para trás. Aprende e evolui com os erros que tiveres cometido. Mas sobretudo, no fim, continua sempre em frente! ;)

"it ain't about how hard ya hit. It's about how hard you can get hit and keep moving forward!"

abraço, boa sorte! e bom verão! =)